Atestado Médico X Declaração de Comparecimento
- Beatriz Magalhães Advocacia
- 29 de nov.
- 1 min de leitura

É importante que o empregado esteja atento às diferenças entre "Atestado Médico" e "Declaração de Comparecimento", pois cada documento acarreta em efeitos distintos no trabalho.
O "Atestado Médico" é o documento legal, fornecido pelo médico, que indica a doença do paciente, a CID e a necessidade de afastamento das atividades laborais, de forma que o empregador é obrigado a aceitar a justificativa e abonar a falta enquanto perdurar o afastamento. Vale lembrar que nos casos de atestados que indicam até 15 dias de afastamento, o salário será pago pela própria empresa.
Por outro lado, a "Declaração de Comparecimento" é um documento fornecido pelo médico ou outro profissional da saúde que serve para comprovar que o empregado esteve presente em uma consulta, exame ou procedimento médico em determinado dia e horário. O documento não apresenta o diagnóstico do paciente ou o tempo necessário de afastamento das atividades laborais para a recuperação da saúde.
Dessa forma, caso o trabalhador apresente apenas uma "Declaração de Comparecimento", comprovando que esteve em consulta médica, a empresa não é obrigada a abonar a falta, podendo agir conforme seu regimento interno. Somente o atestado médico possui validade legal para justificar e abonar a ausência.
Por isso, é fundamental que o trabalhador verifique qual documento foi emitido pelo profissional de saúde, evitando surpresas posteriormente.
Beatriz Magalhães - OAB/RJ 258.608




Comentários